quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Criatividade




 A palavra “artista” relacionada a obra de arte é usada na Bíblia pela primeira vez no livro de Êxodo no capítulo 30 versículo 35, no capítulo 31 versículo 3, e no este último repetido no capítulo 35 versículo 31. Ambas as passagens são relacionadas ao momento em que o Senhor instrui a Moises sobre como deveria construir o tabernáculo ou Tenda do Encontro e acerca de como o próprio Senhor dotaria alguns homens com “plena capacidade artística” pelo próprio Espírito Santo para que a obra fosse executada. Antes disso, no entanto, temos logo no relato da criação, uma referencia de construção/ação artística, como segue:

Gênesis é um termo grego que significa “origem”, “fonte”, “geração” ou “começo”. O título original Bereshith significa “No princípio”.

   No princípio criou Deus os céus e a terra. E criar aqui significa “trazer à existência do nada”. A criação refere-se àquele primeiro ato mediante o qual Deus auto-existente trouxe a existência o que não tinha forma de existência independente.  
   Deus através da criação revela algo mais do que realmente Ele é e pode fazer nos dando base para toda a atuação humana sobre a terra. Ele criou todas as coisas e nós apenas cuidamos, re-arranjamos, recriamos a partir de tudo o que foi feito por Ele.

   A “criação” conota alguns princípios da expressão artística. Deus em cada dia e gesto expressou algo diferente:

·            Expressão de domínio e poder, pois dizia/ordenava e tudo passava a existir. (Como o domínio técnico de uma disciplina)

·            Expressão de fazer, pois com suas mãos formou o homem. (Como produção autoral)

·            Expressão de crítica, pois ao terminar observou, avaliou, e chegou a uma conclusão critica sobre o que havia feito dizendo: “é bom”, e “é muito bom”. (Como crítica artística)

·            Expressão de si (autoconhecimento), pois criou o homem a sua imagem e semelhança. (Como produção artística relacionada a autoconhecimento e auto-reflexão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário