quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Criatividade




 A palavra “artista” relacionada a obra de arte é usada na Bíblia pela primeira vez no livro de Êxodo no capítulo 30 versículo 35, no capítulo 31 versículo 3, e no este último repetido no capítulo 35 versículo 31. Ambas as passagens são relacionadas ao momento em que o Senhor instrui a Moises sobre como deveria construir o tabernáculo ou Tenda do Encontro e acerca de como o próprio Senhor dotaria alguns homens com “plena capacidade artística” pelo próprio Espírito Santo para que a obra fosse executada. Antes disso, no entanto, temos logo no relato da criação, uma referencia de construção/ação artística, como segue:

Gênesis é um termo grego que significa “origem”, “fonte”, “geração” ou “começo”. O título original Bereshith significa “No princípio”.

   No princípio criou Deus os céus e a terra. E criar aqui significa “trazer à existência do nada”. A criação refere-se àquele primeiro ato mediante o qual Deus auto-existente trouxe a existência o que não tinha forma de existência independente.  
   Deus através da criação revela algo mais do que realmente Ele é e pode fazer nos dando base para toda a atuação humana sobre a terra. Ele criou todas as coisas e nós apenas cuidamos, re-arranjamos, recriamos a partir de tudo o que foi feito por Ele.

   A “criação” conota alguns princípios da expressão artística. Deus em cada dia e gesto expressou algo diferente:

·            Expressão de domínio e poder, pois dizia/ordenava e tudo passava a existir. (Como o domínio técnico de uma disciplina)

·            Expressão de fazer, pois com suas mãos formou o homem. (Como produção autoral)

·            Expressão de crítica, pois ao terminar observou, avaliou, e chegou a uma conclusão critica sobre o que havia feito dizendo: “é bom”, e “é muito bom”. (Como crítica artística)

·            Expressão de si (autoconhecimento), pois criou o homem a sua imagem e semelhança. (Como produção artística relacionada a autoconhecimento e auto-reflexão)


Absurdamente sincero e lindo, mensagem da Ultimato de Ano Novo

Sobre o antes o agora e o depois.. 

No dia em que seu pai engravidou sua mãe, você entrou no tempo. Só a morte vai tirá-lo do tempo. A ele você está aprisionado.
O tempo divide-se em três partes distintas: passado, presente e futuro. O menor de todos é o presente. Não dura nada, é como “um breve pensamento” (Sl 90.9). É aquela ínfima porção de tempo recolhida do futuro e imediatamente empurrada para o passado. Curiosamente é nesse curtíssimo período que você constrói a sua vida. Você não pode antecipar nem fazer o tempo voltar.
O futuro é cada vez menor e o passado cada vez maior. Dependendo não necessariamente da sua idade atual, mas do número de anos de vida que a Providência vai lhe dar, o futuro pode estar quase no fim e o passado com a carga máxima.
Passado, presente e futuro – que solenidade! Ontem, hoje e amanhã – que responsabilidade! Outrora, agora e depois – que desafio! Daí a oração de Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).
No dia do rompimento do fio de prata (Ec 12.6), você ficará livre do tempo e entrará imediatamente para a eternidade, que pode ser uma eternidade com Deus e uma eternidade sem Deus. A escolha é para hoje!
Ultimato deseja que você aproveite bem o tempo de se chama “hoje”.
Feliz 2014!

Equipe Ultimato

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Se seu coração ainda não esfriou, por favor não leia isso!

Dez coisas que você pode fazer para tornar o mundo pior em 2014!


1. Ao ouvir algo bom a respeito de uma pessoa, encontre algo negativo para fazer o contraponto, assim você destrói todos os bons exemplos e deixa o mundo sem referência do belo, do justo e do bom.

2. Quando encontrar virtude fora dos limites do seu mundinho , dê um jeito de varrer para debaixo do tapete, e se não for possível, isto é, se a coisa ficar pública em caráter irreversível, jogue o máximo de lama sobre aquilo, inclusive inventando mentiras e distorcendo fatos e conceitos, assim você conseguirá convencer um monte de gente que as únicas certas e boas no mundo são as pessoas que concordam com você, acreditam nas coisas que você acredita e fazem as coisas como você julga que devem ser feitas, e com o tempo você terá afastado as pessoas de Deus e reunido um grupinho ao seu redor, e finalmente você será o centro das atenções.

3. Sempre que discordar de uma ideia, uma atitude, um comportamento, faça questão de demonstrar sua contrariedade, quanto mais enfaticamente melhor, assim você contribui para disseminar antipatias.

4. Ao tomar conhecimento de uma notícia ruim ou ficar sabendo de um defeito ou tropeço de outra pessoa, divulgue rapidamente, seja portador das notícias ruins a respeito do mundo e das pessoas e estabeleça para si mesmo o propósito de ser a boca maldita, assim você se presta ao papel de disseminar amargura e arranca qualquer semente de esperança que estiver brotando no coração das pessoas.

5. Fale mal da igreja e da religião, do governo e da política, da sua cultura e das instituições da sociedade, enfim, do Papa, da Globo, do PT e do STF, do PSDB e da Marina Silva, dos gringos, dos “black bloc”, da polícia, do exército, do Corinthians e da Fifa, enfim, de Deus e todo o mundo, assim você se especializa em sabotar projetos de transformação e gera desânimo no coração das pessoas de boa vontade.

6. Tenha sempre alguém como o próximo alvo a ser destruído, durma maquinando o mal, dedique tempo para escrever e editar vídeos, poste no Vimeo e no Youtube, faça todo o possível para matar as pessoas que incomodam você, e se não for possível acabar com elas, não deixe de fazer todo o possível para destruir a reputação delas, assim você constroi uma imagem de bonzinho a seu respeito e atrai a admiração de gente sem caráter, com o tempo você estará rodeado de gente que não presta.

7. Cultive a inveja, a dissenção, espalhe calúnias, promova a difamação, seja incansável e se especialize em destruir tudo o que os outros estão tentando construir, assim você se candidata à promotoria cósmica e talvez ganhe uma autorização para portar uma espada poderosa que lhe permita arrancar cabeças conforme seu próprio juízo, e então, quem sabe, o mundo não se torna mais justo, já que Deus preserva com vida um monte de gente que não vale o prato que come. 

8. Jamais perdoe, insista em acusar, julgar e condenar, cobrar cada centavo de dívida e exigir reparação de todo e qualquer dano sofrido, incentive a vingança e a violência, e seja implacável com os pecadores, mas não se esqueça de afirmar que está querendo apenas o que é justo, assim você transforma o mundo num inferno, e fica livre do árduo e sacrificial exercício de amar. 

9. Esqueça esse papo de espiritualidade e virtudes universais, foque nos aspectos exclusivos de sua religião, valorizando ao máximo seus ritos, dogmas e tabus, e sempre que tiver que escolher entre eles e as pessoas, fique com eles, afinal, você jamais será acusado de sacrificar a verdade em nome do amor.

10. Jamais cometa a ousadia de invocar o nome de Deus em espírito e em verdade, Ele vai responder, e vai estragar todos os seus planos de fazer o mundo pior, e vai transformar você em uma pessoa generosa, solidária, inclusiva, cheia de compaixão e amor, vai deixar o diabo falando sozinho, e vai se surpreender ao se olhar no espelho e se perceber parecido com Jesus de Nazaré.

___________
Ed René Kivitz é pastor da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo. É mestre em ciências da religião e autor de, entre outros, “O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia”.

http://www.ultimato.com.br/conteudo/dez-coisas-que-voce-pode-fazer-para-tornar-o-mundo-pior?__akacao=1764067&__akcnt=b4966056&__akvkey=50e5&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+%DAltimas+183+-+08%2F01%2F2014                             Dez coisas que você pode fazer para tornar o mundo pior em 2014?